]

O que é Asfalto Frio?

O que é Asfalto Frio?

O asfalto frio ou asfalto usinado a quente para aplicação a frio, geralmente e vendido em sacos de 25kg, é um CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente com adição de polímeros que retardam a cura (ou endurecimento) do asfalto, possibilitando assim a sua estocagem em sacos e aplicação a frio, principalmente em pequenas quantidades.

O processo de fabricação é idêntico ao do asfalto convencional, onde são misturados a quente, em uma usina de asfalto, o CAP (cimento asfáltico de petróleo) e os agregados pétreos (pó de pedra e brita). Durante este processo são adicionados os polímeros ECOPAV, que permitem o uso prolongado do asfalto mesmo depois de frio. Quando sai da usina, o asfalto frio é estocado e ensacado para comercialização, porém em alguns casos também pode ser fornecido a granel. Além de poder ser ensacado e estocado, a aplicação a frio ainda proporciona diversas vantagens.

 

Imagem de EcoPav

Pode ser aplicado na chuva

ou em buracos com água.

Diferentemente do asfalto convencional, o asfalto frio ECOPAV pode ser aplicado na chuva ou em buracos com água. O asfalto convencional deve ser aplicado e compactado a quente e, portanto, quando entra em contato com a água da chuva ou de uma poça d'água ele esfria rapidamente perdendo sua capacidade de resistência e aderência. Já o asfalto frio ECOPAV é concebido para ser aplicado e compactado na temperatura ambiente portanto não sofre este resfriamento repentino em contato com a água e mantêm dessa maneira sua aderência e capacidade de suporte.

Imagem de EcoPav

 

Não necessita de equipamentos especializados.

A compactação tradicional utilizada em obras de pavimentação comuns não é necessária quando utilizamos asfalto frio ECOPAV, em geral são utilizados rolos lisos ou de pneus, equipamentos de grande produtividade que podem compactar grandes áreas de asfalto em pouco tempo. Como o asfalto convencional precisa ser aplicado e compactado em altas temperaturas este serviço precisa ser realizado de forma rápida, antes que o asfalto esfrie.

Com o asfalto frio ECOPAV estes equipamentos que na maioria das vezes são muito caros não precisam ser utilizados. Na maior parte das aplicações basta uma placa vibratória ou o próprio pneu do carro ou do caminhão para realizar a compactação, esta facilidade também é proporcionada pelos polímeros e aditivos que melhoram a trabalhabilidade da massa asfáltica.

Imagem de EcoPav

 

Não emulsionado

Além de facilitar a compactação os polímeros e aditivos adicionados na massa asfáltica, na hora da usinagem, dispensam a realização de imprimação e pintura de ligação. Estas duas etapas precedem a etapa de aplicação da massa asfáltica convencional e permitem a perfeita adesão do asfalto a camada de base. No caso do asfalto frio estas fases não são necessárias pois os aditivos presentes no mesmo proporcionam a perfeita adesão do pavimento às camadas inferiores, sem grudar nos pneus dos carros ou nas solas dos sapatos.

Imagem de EcoPav

 

Estocável por até 12 meses

Como mencionado antes o asfalto frio ECOPAV possibilita que seja ensacado e estocado por até 12 meses sem prejuízos para sua aplicação. Os aditivos e polímeros adicionados na mistura criam uma película envolta da massa protegendo o asfalto da compactação indesejada e do endurecimento.

Imagem de EcoPav

Fácil aplicação

Como pode ser ensacado e facilmente transportado o asfalto frio é fácil de aplicar, além disso como não é emulsionado já vem pronto para aplicação. Basta limpar o local, abrir o saco, espalhar a massa e compactar.

Em resumo o asfalto usinado a quente para aplicação à frio ECOPAV é uma solução perfeita para reparos em pavimentos asfálticos ou para pavimentação de pequenas áreas, possibilitando o fornecimento, estocagem e transporte em pequenas quantidades. É amplamente utilizado em operações tapa-buracos, estacionamentos, rodovias e pátios em geral, sua capacidade de ser aplicado na chuva permite ser utilizado de forma emergencial executando reparos em buracos cheios d'água. Sua composição permite também facilidades na hora da compactação dispensando equipamentos pesados e mão de obra robusta, permitindo a utilização de uma equipe reduzida e equipamentos mais simples, diminuindo custos. Se for analisado de forma simplória e considerando apenas o preço por tonelada o asfalto usinado a quente para aplicação à frio é mais caro, pois é produzido em quantidades menores e recebe aditivos e polímeros. Porém se considerarmos as facilidades de transporte, execução em dias de chuva, aproveitamento de 100%, maior durabilidade e custos reduzidos com equipamentos e mão de obra o preço final fica muito mais barato.

Imagem de EcoPav

 
Imagem de EcoPav
 

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial EcoPav www.ecopavasfalto.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×